Em relação a esta experiência no projeto de Sistemas de Produção Estatística, podemos destacar os seguintes projetos dirigidos pelos responsáveis do Instituto Movatur:

Metodológicos e/ou que se referem a um conjunto de operações

O Sistema de Gestão da Informação das Operações do Plano Estatístico de Navarra. Instituto de Estatística de Navarra. IEN.

Os trabalhos relacionados com a caracterização do sistema de produção das operações do Plano Estatístico de Andaluzia. Instituto de Estatística de Andaluzia.

Os cursos de formação sobre os processos de produção estatística realizados nas unidades estatísticas dos Conselhos do Governo Basco.

Os múltiplos cursos e oficinas realizados para técnicos e responsáveis de estatística, como a Primeira Oficina Centro-americana de Estatísticas Básicas e Conta Satélite de Turismo (Guatemala 2007) e Segunda Oficina Regional: A importância da harmonização metodológica em relação com o desenvolvimento dos Sistemas Nacionais de Estatísticas de Turismo. São Salvador 2009.

O projeto de harmonização do Sistema de Estatísticas Turísticas nos Países do Cone Sul da América realizado para o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sistema de Harmonização de pesquisas em fronteiras para os países do CA4. Secretaria de Integração Turística Centro-americana.

Projetos setoriais

Sem relacionar as operações concretas de todos os setores de informação, devemos destacar os mais relevantes por sua complexidade e porque incluíram projetos em todas as suas fases. Projetos teóricos e operacionais que culminaram com sua execução.

Área Sociodemográfica: a pesquisa PRA, População em Relação com a Atividade da Comunidade Autônoma de Euskadi (EUSTAT). É uma pesquisa sociodemográfica do tipo Pesquisa de População Ativa, que atende aos padrões da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Eurostat, que se realiza uma amostra painel da população residente em residências familiares.

Tem a particularidade de integrar a pesquisa sobre o equipamento familiar e o uso das tecnologias informáticas e de telecomunicações (aproveitamento dos elementos comuns para organizar duas operações estatísticas com objetivos complementares que compartilham unidades informantes).

Área Econômica: é destacável sua participação na elaboração de contas de Input-Output e Satélite de Turismo porque não apenas permitiram o desenvolvimento de uma estatística de sintaxe o que permite conhecer e relacionar uma grande quantidade de fontes de informação, mas que incluíam a verificação e a avaliação da informação disponível e o projeto operativo das básicas. Além disso sempre planejando sua reprodução futura.
Área de Mobilidade: Nesta área destacamos  estudos integrais da mobilidade e de caracterização da demanda de transportes que em uma zona geográfica (o estudo mais recente na Comunidade Autônoma de Euskadi no ano de 2011) conjugam múltiplas sub-operações complementares, como os cordões, as aferições e as pesquisas em todos os meios de transporte e as pesquisas demográficas com este objetivo.

Setor de Turismo

Além dos projetos metodológicos já assinalados na verificação, projeto e harmonização dos Sistemas de Estatísticas de Turismo e formação de técnicos e responsáveis na área, se destaca a experiência na elaboração de Contas Satélite de Turismo e a participação de técnicos desta equipe no projeto e elaboração do sistema de estatísticas de estimação da demanda turística e, em particular a dos fluxos de visitantes em fronteiras.

Este sistema busca a quantificação e a caracterização da demanda e a estimação de seu gasto. Para sua elaboração são relacionados os registros de informação administrativa e pesquisas específicas.

Este projeto que põe em prática as recomendações metodológicas da Organização Mundial do Turismo, foi implantado na Espanha pelo Instituto de estudos Turísticos e esta equipe também participou na sua elaboração em alguns países da América central